Seguindo nossa série sobre Eficiência Energética em Sistemas de Ar Comprimido, vamos falar sobre um tópico que acaba sendo consequência da existência ou eliminação de vazamentos: a pressão de operação dos compressores.
Dica 3: Pressão de Operação dos Compressores
Suponhamos uma situação inicial, fábrica nova, sem vazamentos significativos. Nesse momento, o compressor é configurado para trabalhar com determinada pressão. Conforme o tempo passa e os itens de instalação se desgastam, começam a surgir os vazamentos.
Quanto maior a quantidade de ar perdido na linha, menor a pressão de chegar no ponto de consumo. Para “resolver” esse problema, a primeira atitude é aumentar a pressão de operação do compressor.
Porém, qual a consequência disso?
- Quanto maior a pressão da rede, maior a vazão do ar pelo ponto de vazamento = mais perdas.
- Quanto maior a pressão de operação do compressor, menos ele produz com a mesma potência.
Um exemplo abaixo, tomado da tabela de especificações do compressor Atlas Copco GA90+.
Note que, com a mesma potência instalada (90 kW), a produção de ar comprimido varia com a pressão:
- Pressão: 7,4 bar = vazão FAD: 18,1 m³/min
- Pressão: 9,1 bar = vazão FAD: 16,4 m³/min
Ou seja, proporcionalmente, para cada 01 bar elevado na operação, há o aumento de ~6% do consumo específico.
Após realizados os reparos para eliminação de vazamentos, o próximo passo é verificar se é possível reduzir a pressão de operação do compressor. Note que essa é uma ação de praticamente custo zero. Uma consequência de outras ações.
Conclusão
Você percebe a necessidade de aumentar a pressão do compressor? Tente primeiro identificar a causa dessa necessidade. Pode ser vazamentos, pode ser desgaste dos consumidores, ou qualquer outro motivo.
Eliminou os vazamentos? Então não esqueça de verificar a operação do compressor. Pode reduzir? Se sim, o custo da ação é apenas o tempo de apertar um botão.
E você, já avaliou a pressão ideal de operação dos seus compressores?
Como sempre, comentários, dúvidas são sempre bem-vindos. Deixem seus comentários ou entre em contato: contato@togawaengenharia.com.br.
Veja também:
- Dica 1: Vazamentos
- Dica 2: Educação e Boas Práticas
Obs.1: Utilizei a tabela da Atlas Copco pela facilidade de acesso à informação. Mas a redução de produção do compressor com o aumento da pressão de trabalho ocorre com qualquer fabricante.
Obs.2: Destaco que os compressores da Atlas Copco são dos mais eficientes do mercado, inclusive muitas das informações que utilizo são referencias deles. E não, esse não é um post patrocinado. Opinião mesmo.