NR13 – Principais Informações

Caldeiras e vasos de pressão são equipamentos presentes em praticamente 100% das indústrias, nem que seja um tanque pulmão de ar comprimido. Porém, nem todo mundo conhece as obrigações ditadas pela NR13 para esses equipamentos.

Pensando nisso, apresentamos nesse post as principais informações que você precisa saber sobre a NR13.

O que é a NR13

A Norma Regulamentadora n°13 (NR13) é a norma que estabelece requisitos mínimos para gestão da integridade de caldeiras, vasos de pressão, suas tubulações de interligação e tanques metálicos de armazenamento nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando a segurança e a saúde das pessoas.

A que se aplica

A NR13 se aplica aos seguintes equipamentos:

  • Caldeiras categorias A e B;
  • Vasos de pressão cujo produto P [kPa] * V [m³] > 8;
  • Vasos de pressão com fluido classe A, independente do P*V;
  • Recipientes móveis cujo P*V > 8 OU com fluido classe A;
  • Tubulações ligadas a caldeiras e vasos de pressão, que contenham fluido classe A ou B;
  • Tanques metálicos de superfície, para armazenagem de fluido classe A ou B, com fundo apoiado sobre solo, com diâmetro externo > 3m, capacidade nominal superior a 20.000L.

Tenho equipamentos que se enquadram na NR13, o que devo fazer?

Todos os equipamentos enquadrados na NR13 devem ser submetidos à inspeção, sob responsabilidade de um profissional habilitado(a).

Adicionalmente, devem possuir prontuários, livro de registro de segurança, projeto de instalação entre outros conforme descritos na norma.

Na falta ou inexistência desses documentos, esses poderão ser reconstituídos sob a responsabilidade de profissional habilitado(a).

Como regularizar?

Uma opção de regularização é contratar uma empresa ou profissional habilitado(a) para realizar o levantamento, identificar as pendências, recuperar a documentação, realizar as inspeções e propor as adequações.

Para isso, pode contar conosco da Togawa Engenharia. Dispomos de profissional habilitado e de know-how para te auxiliar em qualquer demanda e adequação à NR13.

Precisa de ajuda? Entre em contato que podemos ajudar.


Veja também:


Acompanhe a gente também em nossas redes sociais:

Um abraço e até a próxima.

About Victor Togawa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *