Principais Tipos de Purgadores de Vapor

No post de hoje vamos falar um pouco sobre os purgadores de vapor, o que são, os principais tipos e as diferenças de aplicação para cada tipo.

O Que São Purgadores de Vapor

Purgadores de vapor são válvulas automáticas cujas principais funções são:

  • Eliminar o condensado de qualquer espaço que contenha vapor.
  • Manter o vapor preso no sistema até sua condensação.
  • Eliminar gases não condensáveis (ex.: ar).

Principais Aplicações

Abaixo apresentaremos algumas das principais aplicações.

Remoção de condensado e ar da rede de vapor

São instalados na linha de distribuição, em botas coletoras em pontos baixo ou mudanças de direção, para remoção de condensado, e em pontos altos ou fins de linha para remoção de ar e outros gases não condensáveis.

Também devem ser instalados em coletores de vapor, tanto o principal na sala de caldeiras quanto em outros coletores de distribuição ao longo da fábrica.

Além disso, também são componentes obrigatórios em separadores de umidade, para remoção do condensado/umidade eliminados no separador.

Controle de processo

Purgadores devem ser instalados na saída de processos de aplicação indireta, no qual não há contato direto do vapor com o produto e a troca de calor é realizada por trocadores de calor, serpentinas ou tanques encamisados.

Para essa aplicação, a função do purgador é remover o condensado (que já “perdeu” calor para o processo) para entrada de “vapor novo”, que fornecerá mais calor ao processo.

Principais Tipos de Purgadores de Vapor

Abaixo apresentaremos os principais tipos de purgadores, suas características e forma de funcionamento, que impacta diretamente na sua seleção para determinada aplicação.

Purgadores Termodinâmicos

Purgadores termodinâmicos utilizam a velocidade e volume específico do vapor para abrir ou fechar. No momento inicial, o disco do purgador é empurrado para cima pelo condensado e/ou ar presente no sistema. Quando o condensado presente “acaba”, vapor começa a fluir pela tubulação até o purgador.

O vapor, ao passar pelo disco e na sequência pelos orifícios de passagem do purgador, aumenta a velocidade gerando uma pressão negativa que puxa do disco para baixo, assentando-o na sede de vedação e estancando o fluxo. Ao fechar o disco, parte do vapor ocupa a câmara superior, acima do disco, onde esse estava anteriormente, pressionando-o contra a sede após o fim do fluxo de vapor que causa a pressão negativa.

Quando condensado começa a se formar, esse acumula na entrada do purgador, resfriando o vapor preso acima do disco e reduzindo seu volume específico, causando a “sucção” do disco para cima e abrindo novamente o fluxo para eliminação do condensado até seu fechamento.

Dada sua forma de operação, verifica-se que são purgadores de operação intermitente, ou seja, trabalham ou aberto ou fechado.

São recomendados para aplicações como a remoção de condensado da linha, em drenos de separadores de umidade e em processos que não requerem controle preciso de temperatura.

Purgador Termodinâmico
Esquemático de purgador termodinâmico (fonte: material Spirax Sarco)

Purgadores de Boia

Purgadores de boia são purgadores mecânicos que utilizam propriedades físicas do condensado para operação. Como o nome sugere, utilizam uma boia para controle de abertura e fechamento da sede e eliminação do condensado.

A posição da boia varia com a quantidade de condensado armazenado dentro do corpo do purgador. Quanto maior a quantidade de condensado, mais alta a posição da boia e maior a abertura da sede e a vazão de saída do condensado.

Esses purgadores podem ou não conter um elemento termostático para eliminação de ar, dependendo do fabricante e opcionais disponibilizados.

Considerando essa forma de operação, verifica-se que a vazão de eliminação de condensado varia com a posição da boia e, consequentemente, com a quantidade de condensado gerado pelo sistema. Dessa forma, entende-se que a operação de purgadores de boia é modulante, com ajuste conforma demanda de vapor do sistema a que atende.

Por isso, são purgadores recomendados para aplicação que demandam controle preciso de temperatura e/ou apresentando variação de demanda de calor em função do processo.

Purgador de boia
Esquemático de purgador de boia (fonte: material Spirax Sarco)

Purgadores Termostáticos

Purgadores termostáticos são purgadores que utilizam a temperatura do fluido como controle de abertura e fechamento.

De forma simplificada, a elevação da temperatura causa a expansão do elemento termostático do purgador, causando o assentamento da esfera de vedação contra a sede, realizando seu fechamento. Ao resfriar, o elemento contrai, causando a abertura do purgador e liberando o fluxo.

Justamente por operarem por diferença de temperatura entre o fluido a ser eliminado (condensado ou ar) e o vapor, esses purgadores realizam a purga de condensado em temperaturas inferiores ao do vapor saturado, normalmente de 15°C-20°C menor, o que causa o acúmulo de condenado na linha,

São basicamente de 02 tipos: bimetálico e pressão balanceada.

Sua operação também é intermitente, com a característica de manter o condenado a temperaturas inferiores ao do vapor saturado. São mais comumente utilizados em linhas de distribuição para eliminação do ar, no entanto é possível encontrar em controle de processos que trabalham com baixas temperatura.

Purgador termostático bimetálico (fonte: Spirax Sarco)
Purgadores termostático de pressão balanceada (fonte: Spirax Sarco)

Outros Purgadores

À nível de informação, além dos tipos apresentados acima, há diversos outros modelos como de balde invertido, de boia livre, purgo-bombas, cuja forma de operação e controle é conceitualmente similar aos apresentados acima.

Conclusão

Purgadores são equipamentos essenciais para o corretor funcionamento de qualquer sistema de vapor. E entender como funcionam e para que servem é essencial para sua correta seleção e evitar problemas de operação e desperdícios de vapor e energia.


Veja também:


Precisa de ajuda para identificar o melhor purgador para sua aplicação? Entre em contato que podemos ajudar.

Até a próxima

About Victor Togawa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *