Energia Solar: Conceito e Aplicações

Na série de posts sobre energia renovável, falaremos dessa vez sobre a energia solar.

Energia solar é a energia proveniente do Sol em forma de luz e calor. Pode ser considerada inesgotável dentro da escala temporal humana e é fonte de praticamente todas as outras fontes de energia disponíveis na Terra.

A energia solar pode ser classificada conforme sua aplicação. As principais aplicações são:

  • Energia solar térmica
  • Energia solar fotovoltaica
  • Energia solar heliotérmica

Abaixo, descrevemos brevemente cada uma das aplicações.

Energia solar térmica

É a energia solar utilizada para aquecer um corpo, ou seja, é a captação de calor proveniente da energia solar por um corpo, que é e se mantem aquecido, com a finalidade de armazenar essa energia.

Os equipamentos mais difundidos para essa aplicação são os coletores solares.

Imagem Coletor Solar

Energia solar fotovoltaica

É a geração de energia elétrica a partir da conversão direta da luz solar pelo denominado efeito fotovoltaico. Para isso, utilizam-se painéis fotovoltaicos, dispositivos fabricados com materiais semicondutores. Porém há outros componentes como inversores, baterias, controladores de carga, entre outros, dependendo do tipo de sistema e aplicação.

Os painéis mais difundidos e utilizados atualmente são os construídos com silício cristalino (mono ou policristalino), mas há também os de filmes finos e de silício amorfo.

Com uma central de geração de energia fotovoltaica é possível gerar energia para consumo próprio, onde não há acesso à rede de distribuição, os denominados sistemas isolados, ou para consumo próprio e fornecimento para rede, denominados sistemas conectados à rede. Sobre esses falaremos mais detalhadamente em posts futuros.

Imagem Placas Solares Fotovoltaicas

Energia solar heliotérmica

Essa é a utilização da energia solar para aquecer água e gerar vapor para geração de energia elétrica. Normalmente utilizam-se concentradores, como espelhos côncavos ou lentes, focando a luz solar em uma única região.

É possível enquadrar essa aplicação em um sistema de cogeração, para geração de energia elétrica com uma turbina de contra pressão e de vapor de “baixa” para utilização em processos industriais de aquecimento.

Imagem Torre Solar (Solar Power Tower)

Por enquanto é isso. Continuaremos a abordar assuntos relacionados à Energia e Eficiência Energética. Comentários, dúvidas e sugestões são sempre bem vindos. Deixe uma mensagem abaixo ou entre em contato: contato@togawaengenharia.com.br.
Até a próxima.
Victor

Obs1.: Para esse post utilizei diversas referências. Entre elas:

Obs2.: Conceitualmente, o termo “gerar energia” está incorreto, pois o que ocorre é a transformação de energia, no caso a solar, em energia elétrica, por exemplo. Mas serve para entendimento no geral.

About Victor Togawa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *