Energia – Conceito Básico

Todas as semanas, buscaremos trazer assuntos, referências bibliográficas, artigos e notícias relacionadas à Eficiência Energética e sua aplicação no nosso cotidiano e na indústria. Para isso, vamos iniciar a discussão trazendo um elemento fundamental para o entendimento e a aplicação das ferramentas de eficiência energética: O que é energia?

O que é energia

Para nossas futuras discussões, podemos definir energia como o recurso necessário para mudança em um sistema dentro de um volume de controle. Entende-se por mudança a saída do estado de equilíbrio para outro estado qualquer. Por exemplo, para mudar a água do estado líquido para vapor, é necessário fornecer calor (uma das formas de energia).

Com essa definição em mente, podemos identificar que a energia está presente em qualquer atividade de uma sociedade: deslocamento, aquecimento, iluminação etc.

Forma de energia

Também é possível identificar que a energia se apresenta de diversas formas:

  • Energia térmica
  • Energia mecânica (cinética e potencial)
  • Energia química e nuclear
  • Energia elétrica

Podemos classificar as fontes de energia em duas categorias: renováveis ou não renováveis. Veja mais aqui.

Transformação da energia

Segundo Lavoisier e seu princípio da conservação, “na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”. E para energia não poderia ser diferente.

A energia é inicialmente obtida de fontes naturais, como o carvão, gás natural, água, luz do sol, denominadas fontes de energia primária. Essas fontes primárias são transformadas essencialmente em calor ou movimento, nas denominadas energias secundárias. Quando transformadas mais uma vez, em eletricidade, por exemplo, tornam-se energia final.

Um exemplo é a geração de energia elétrica através de uma turbina a vapor. O gás (fonte primária) queima, gerando calor (energia secundária). O calor é utilizado para aquecer a água e gerar vapor superaquecido (meio de distribuição). O vapor é utilizado para movimentar as hélices da turbina, que roda o gerador que gera a energia elétrica (energia final).


Esquema simples de geração de energia elétrica com turbina à vapor

No balanço do sistema, a energia fornecida pelo gás é igual à energia gerada pelo gerador mais as perdas dos processos de transformação e transporte. E é aqui que entra o conceito de eficiência energética.

Em breve falaremos mais sobre eficiência energética. Enquanto isso, com sempre, comentários, dúvidas e sugestões são sempre bem vindos. Deixe uma mensagem abaixo ou entre em contato: contato@togawaengenharia.com.br.

About Victor Togawa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *