Seguindo com nossa série de dicas sobre eficiência energética em sistemas de vapor, vamos falar sobre uma das formas mais utilizadas para melhorar a eficiência de sistemas de geração de vapor: a instalação de economizadores e pré aquecedores de ar.
Dica 7: Economizadores e Pré aquecedores de ar
Como já escrevemos aqui, economizador e pré aquecedor de ar são equipamentos que visam aproveitar o calor remanescente da chaminé para aquecer a água de alimentação e o ar de combustão, respectivamente.
No economizador, a água de alimentação passa por este antes de entrar na caldeira, o que traz basicamente 02 vantagens:
- Aproveitar o calor remanescente nos gases de exaustão na chaminé, que é absorvido pela água, reduzindo assim a demanda de calor na caldeira para produzir a mesma quantidade de vapor. Normalmente a instalação de um economizador representa um ganho de 4-5% de eficiência do equipamento.
- Estando a água mais quente, minimiza-se a redução de pressão da caldeira durante o processo de abastecimento da caldeira.
Porém para utilizar o economizador, há algumas restrições/requisitos:
- A caldeira deve operar com combustível gasoso (GN ou GLP). Não é recomendado a utilização em caldeiras que operam com óleo combustível, em função da alta emissão de SOx.
- O sistema de alimentação de água da caldeira deve ser contínuo ou com frequência elevada (1x/min), para não ocorrer a evaporação da água dentro do economizador e aproveitar a retirada de calor de maneira constante. Essa condição elimina a queda de pressão da caldeira durante a alimentação de água.
No caso do pré aquecedor de ar, a vantagem é pré-aquecer o ar de combustão, o que facilita o processo de combustão, e reduzir a demanda de calor para aquecimento do ar após a combustão (na situação de excesso de ar).
Porém a desvantagem é o aumenta da concentração de formação de NOx, por acelerar o processo de sua formação, mas nem sempre fora do permitido.
E dentro da sua indústria, há aplicações com economizadores? Quais as vantagens e problemas encontrados?
Compartilhe sua experiência. Deixe sua dúvida, comentário ou sugestão abaixo ou entre em contato: contato@togawaengenharia.com.br.
Veja também:
- Dica 1: Purgadores de Vapor
- Dica 2: Vazamentos
- Dica 3: Isolamento Térmico
- Dica 4: Aplicação de Vapor
- Dica 5: Combustão
- Dica 6: Purga