A dica de hoje seria uma das últimas para outros sistemas industriais, depois de implantadas medidas de redução e otimização do sistema. Porém para ar comprimido, com foco em eficiência energética, considero de extrema importância, como uma ação não para manutenção das melhorias, mas para redução de desperdícios de ar.
A dica é: Educação, Treinamento e Boas Práticas
Dica 2: Educação, Treinamento e Boas Práticas
Dada a sua facilidade de acesso e por ser AR, muitas pessoas não entendem quão caro é esse insumo. Por essa razão acabam utilizando-o de maneira displicente, sem compromisso com a economia e, às vezes, com a segurança.
Alguns exemplos:
- Utilizar ar comprimido para limpar chão e bancadas
Similar a prática de tirar folhas da calçada com a mangueira de água. É uma utilização que não realiza trabalho ou é produtiva, e pode ser substituída por uma vassoura ou escova e uma pá.
- Utilizar ar comprimido para limpar a roupa
Atitude que pode trazer um risco à saúde de quem o faz, seja pelo ar comprimido, seja pelo óleo ou por material particulado presente que pode impregnar na pele. Além de não servir para nada. Outra aplicação que pode ser substituída por uma escova ou um pano.
- Não fechar sopradores quando não utilizados
Tomando como exemplo sopradores de cavaco em máquinas ferramentas, essa sim é uma aplicação útil e que foi projetada para essa finalidade. Porém, o problema é quando o equipamento não está em operação (almoço ou fim de turno, por exemplo), porém o soprador é mantido aberto, expelindo ar para a atmosfera sem necessidade. Um treinamento ou orientação da atitude de fechar a válvula normalmente é suficiente para eliminar esse vazamento.
Conclusão
Uma importante ação para eliminar esse tipo de desperdício é treinar e conscientizar o pessoal da operação e manutenção quanto ao custo, uso e aplicação do ar comprimido. Dessa forma é possível de forma autônoma melhorar o uso do ar comprimido.
E dentro de sua indústria, quais as principais aplicações de ar comprimido? Quais as melhores práticas aplicadas?
Caso precise de auxílio e treinamentos quanto à aplicação, dimensionamento e geração de ar comprimido, pode contar conosco!!!
Como sempre, comentários, dúvidas ou sugestão de assuntos são sempre bem-vindos. Deixem seus comentários ou entre em contato: contato@togawaengenharia.com.br.
Veja também:
- Dica 1: Vazamentos