Uma das etapas mais importantes na realização de um Projeto é a etapa de planejamento e, no que diz respeito à Instalação Industrial, três conjuntos de documentos essenciais para essa etapa são os 1) Anteprojeto, 2) Projeto Básico e o 3) Projeto Executivo, cada um apresentação em sua respectiva fase do projeto.
Com esses três conjuntos de documentos é possível analisar a viabilidade técnica e financeira do projeto, especificar equipamentos, estimar com certa precisão o custo e prazo para conclusão e definir layout e encaminhamentos de forma a minimizar as interferências.
Note que a existência de cada uma das fases e seu grau de detalhamento dependerá do nível de complexidade do projeto.
Apresentaremos a seguir algumas definições e orientação sobre o Anteprojeto, Projeto Básico, Projeto Executivo e o As Built.
1. Anteprojeto
O anteprojeto é um esboço do projeto, desenvolvido a partir de estudos técnicos preliminares e das demandas do cliente (interno ou externo), com o objetivo de determinar a melhor solução técnica e definir diretrizes e características a serem adotadas na elaboração do Projeto Básico.
No Anteprojeto avalia-se a viabilidade técnica e financeira do projeto, assim como sua justificativa (fato motivador) e o retorno esperado. Vale ressaltar a importância da análise de impacto socioambiental do projeto.
Nessa fase são apresentadas plantas baixas, desenhos, memórias de cálculo de demanda e estimativa preliminar de investimento. Sem grande detalhamento.
Para estimativas de custo/investimento e prazo de execução, o ideal é ter como base o Projeto Básico, porém, por sua complexidade e custo de elaboração, costuma-se adotar o anteprojeto como referência para aprovação ou não do projeto.
2. Projeto Básico
Tomando como referência a resolução N° 361 de 1991 do CONFEA, Projeto Básico é definido como o conjunto de elementos que define a obra, o serviço ou o complexo de obras e serviços que compõem o empreendimento, de tal modo que suas características básicas e desempenho almejado estejam perfeitamente definidos, possibilitando a estimativa de seu custo e prazo de execução.
É uma fase perfeitamente definida de um conjunto mais abrangente de estudos e projetos, precedidos por estudos preliminares, anteprojeto, estudo de viabilidade técnica, econômica e avaliação de impacto ambiental, e sucedido pela fase de projeto executivo ou detalhamento.
Nessa etapa define-se o escopo e o resultado esperado da obra, os materiais e equipamentos a serem incorporados à obra e as quantidades e custos de serviços fornecidos com precisão compatível com a fase (vide tabela mais abaixo).
O nível de detalhamento do Projeto Básico deve ser tal que informe e descreva com clareza, precisão e concisão o conjunto da obra e cada uma das suas partes. Dentre os elementos que compõem um Projeto Básico, podemos destacar:
- Desenhos
- Memórias descritivas
- Normas de medição e pagamento
- Cronograma físico e financeiro
- Planilhas de quantidades e orçamento
- Plano gerencial
- Especificação técnica de equipamentos
3. Projeto Executivo
Tendo como referência a decisão normativa N° 106 de 2015 do CONFEA e a lei n° 8.666 de 1993, podemos definir Projeto Executivo como o conjunto de elementos necessários e suficientes à execução completa da obra ou serviço, de acordo com as normas pertinentes da ABNT.
Recomenda-se sua elaboração antes do início da execução do projeto, mas apenas após a aprovação do Projeto Básico. Para as instalações industriais, é nessa etapa que define-se o posicionamento de equipamentos e encaminhamento de tubulações, calhas e cabos. É de extrema importância que seja avaliada a instalação proposta com as interferências reais existentes no local. Dessa forma é possível evitar inúmeros retrabalhos e custos não previstos.
Nível de precisão das fases do projeto, conforme manual do TCU
Importante destacar que o Projeto Executivo não é um novo projeto, mas sim um melhoramento do Projeto Básico.
4. As Built
Além dos projetos mencionados, é importante que se adote como prática a cobrança da entrega da documentação que reflita exatamente o que foi executado na obra, o comumente chamado “As Built”. Esse conjunto de documentos deve contemplar com exatidão, por meio de plantas, fluxogramas e memoriais, todo o serviço executado e insumos utilizados. É uma documentação de extrema importância para manutenção e futuras expansões.
Como sempre, dúvidas e comentários são sempre bem vindos. Deixe uma mensagem abaixo ou entre em contato: contato@togawaengenharia.com.br.
Em quanto se precifica o As Built? Estou avaliando entrar numa licitação onde o trabalho é exclusivamente o as Built de uma obra que será construida. O seja: já existe um projeto (básico) e o meu trabalho seria fazer o levantamento do que foi construido, com as eventuais alteraçōes. Isto inclui todas as instalaçōes.
Bom dia Nídia,
Depende muito do tamanho da obra e da dificuldade de acesso ao que foi instalado, para tomada de medidas e verificação.
Uma opção é considerar os seguintes pontos:
– Quantas visitas em campo terei que fazer? (R$/visita + deslocamento + hospedagem + refeição)
– Quantos setores são (ex. 1. rede de ar comprimido, 1.1. sala de montagem 1, 1.2. sala de secagem, …)?
– Quantos dias preciso para cada setor? (R$/dia)
Nesse seu valor por dia já considera os custos do seu trabalho (mão de obra), custos diretos (ex. licença de software) e custos indiretos (aluguel, telefone, etc) diluídos com os outros serviços do mês.
A quantidade de visitas em campo e o tempo para o desenho dependerá também da qualidade do projeto básico e executivo e de como foi conduzida a instalação. Se o pessoal não seguiu o projeto executivo, aí o trabalho é de formiguinha mesmo.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Grato
Victor