Causa de Acidentes com Caldeiras: Água da Caldeira

Acidentes com caldeiras são sempre muito impactantes, seja pela destruição causada ou pelas vidas envolvidas. E uma das principais causas é falha ou ausência de tratamento de água da caldeira.

Veja também:

Se a água utilizada na caldeira não estiver com parâmetros físico-químicos dentro das faixas exigidas pelos fabricantes, podem ocorrer problemas como corrosão, corrosão localizada e incrustação.

A corrosão, seja geral ou localizada (“pitting”), basicamente causa a redução da quantidade de material. Isso significa redução da resistência mecânica, consequentemente elevação da chance de rompimento durante operação normal da caldeira.

A incrustação é a deposição de material refratário (Ca2+, Mg2+, Si4+) sobre a superfície de troca térmica, impedindo o “resfriamento” do material pela água. Causando o mesmo problema de falta de água, a deficiência na troca térmica resulta no superaquecimento do tubo e reduzindo sua resistência mecânica. Da mesma forma, eleva a chance de rompimento em operação normal.

Como evitar

A melhor forma de evitar danos por qualidade de água é realizar o tratamento da água da caldeira, com produtos químicos, para ajuste de pH e remoção de sólidos solúveis, abrandadores, para remoção de dureza, filtro de areia para remoção de particulado e filtro de carvão para remoção de cloro livre

Outra forma é ajustar o ciclo de concentração para garantir o pH necessário.

Para monitorar a condição dos tubos para corrosão e incrustação, é necessário realizar as inspeções internas anuais e limpar se necessário. Uma alternativa complementar é instalar termopares para monitorar a variação da temperatura dos tubos, que pode ser uma indicação de incrustação.

É interessante também avaliar o uso de osmose reversa no sistema quando a taxa de purga está muito elevada. Apesar da osmose reversar ter elevada taxa de rejeitos, seu uso permite a redução drástica da purga da caldeira, o que significa menos água, menos energia e menos química indo ralo abaixo.

Recomendações

  • Realize o tratamento da água de reposição da caldeira. Pelo menos um abrandador para remoção de dureza.
  • Mantenha em dia as inspeções NR13, principalmente as inspeções internas para avaliação da condição dos tubos e superfície de troca térmica.
  • Ajuste o ciclo de concentração para manter o pH dentro do especificado.
  • Realize análises de água periodicamente para acompanhar a qualidade da água.

Conclusão

Muitas vezes negligenciado, o tratamento é importantíssimo para a manutenção da eficiência e segurança da caldeira. Sem água de qualidade, certamente ocorrerá corrosão e incrustação que são danosos ao equipamento.

E como está o tratamento de água da sua caldeira? Se precisar, estamos à disposição para avaliar seu tratamento de água para caldeira.

E como sempre, comentários, dúvidas são bem-vindos. Deixem seus comentários ou entre em contato: contato@togawaengenharia.com.br.

Aproveite e nos acompanhe nas redes sociais: LinkedIn

About Victor Togawa

3 thoughts on “Causa de Acidentes com Caldeiras: Água da Caldeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *