05 Dicas para Reduzir o Consumo de Energia Elétrica

Como vocês sabem, gostamos de postar por aqui dicas e informações principalmente focadas em eficiência energética e redução de consumo energético. E por energia entende-se toda e qualquer fonte de energia, como calor, ar comprimido, energia elétrica, entre outras.

Além disso, considerando um cenário cada vez mais competitivo, às empresas que buscam manter-se na competição, faz-se necessária a busca contínua por redução de custos e desperdícios. Sendo a energia um insumo fundamental na operação e desenvolvimento de qualquer empresa, nada mais justo que tentar produzir mais, sem gastar mais.

Outra consideração, a mais importante do meu ponto de vista, embora nem sempre fator motivador principal de mudanças, é o impacto que o consumo de energia traz ao meio em que vivemos, principalmente a energia obtida de fontes não renováveis.

Por essa razão, apresentaremos aqui 05 dicas simples para redução do consumo de energia elétrica.

05 Dicas Simples para Reduzir seu Consumo de Energia Elétrica

Dica 01: Apagar as luzes quando ninguém estiver na sala.

Parece bobeira, mas não é incomum encontrar salas vazias e andares inteiros com as luzes acessas. Crie a cultura em sua empresa de o último a sair apague as luzes.

Outras formas de evitar o uso desnecessário da iluminação seriam:

  • Acionamento das lâmpadas por sensor de presença (ambientes internos) ou temporizadores (ambientes externos).
  • Para ambientes amplos, setorizar a alimentação da iluminação. Ou seja, possuir um circuito de iluminação para cada setor. Dessa forma, acende-se a lâmpada apenas nas áreas a serem utilizadas.

Dica 02: Renove suas lâmpadas.

Faça uma rápida verificação de lm/W (luméns/Watts). Veja se seu ambiente está adequadamente iluminado e quanto você consome para isso.

Atualmente com lâmpadas LED e as T5, é possível manter o nível de iluminação adequado com baixa potência requerida. Portanto, faça um breve levantamento da situação atual e de possibilidades com LED ou T5. Se as lâmpadas forem antigas, certamente valerá a pena substituí-las.

Paralelamente à substituição das lâmpadas, aproveitando a reforma, é possível estudar as seguintes opções:

  • Substituir a pintura das paredes e cor do piso por cores mais claras, sem ofuscamento.
  • Verificar as possibilidades de elevar o nível de iluminação natural dentro de determinado ambiente, seja por ampliar as janelas, substituir cortinas, rearranjar o layout do local ou por instalar “claraboias” com refletores que utilizam luz do sol.

Dica 03: Elimine os vazamentos de ar comprimido.

Comprimir o ar é uma operação que demanda elevada quantidade de energia e, consequentemente, uma operação cara. No entanto, de forma geral, de 30% a 40% do ar gerado em uma empresa é perdido em vazamentos.

Por experiência, posso afirmar de aproximadamente 80% dos vazamentos podem ser corrigidos com ações simples, como substituir mangueiras furas e conexões danificas, sem necessidade de parada de produção ou de processo.

Por isso, invista em um “caça vazamentos” e repares os vazamentos. Você notará uma redução significativa na operação dos compressores e da conta de energia elétrica.

Veja mais: Vazamentos em Sistemas de Ar Comprimido.

Dica 04: Utilize motores elétrico de alto rendimento

Motores elétricos são os principais acionadores da indústria. Arrisco dizer que não existe uma indústria se quer sem pelo menos um motor elétrico.

Sabemos que com o passar dos anos, a tecnologia envolvendo o motor elétrico evoluiu muito e consequentemente sua eficiência.

Por isso a nossa quarta dica é: faça um plano de substituição de motores elétrico antigos por motores de alto rendimento. Priorize os mais antigos, maiores, de operação mais longa (h/dia) e rebobinados.

Preferencialmente, simultaneamente, avalie se o dimensionamento do motor está correto. Não incomum nesse tipo de ação é possível verificar a redução do tamanho de motores para uma mesma aplicação. Ou seja, ganha com o aumento da eficiência, com a redução da potência instalada e com o aumento do fator de potência (devido ao ajuste do ponto de operação).

Dica 05: Refrigeração e Ar Condicionado

Por fim, claro, não poderia faltar o ar condicionado (para escritórios) e refrigeração (mercados).

No caso do ar condicionado, em muito se assemelha à dica 01: se não há pessoas na sala, desligue. Deixar um aparelho de ar condicionado ligado em uma sala vazia representa apenas a “perda de frio” para o ambiente sem gerar conforto para ninguém.

As dicas podem ser as mesmas da iluminação:

  • Permitir o funcionamento apenas com presença de pessoas na sala.
  • Utilizar melhores tecnologias, como inverter e equipamentos de maior eficiência.

Já na área de refrigeração, especialmente para mercados, utilize geladeiras de alta eficiência e com portas de vidro, para que sejam abertas apenas quando o consumidor for pegar o produto. Caso contrário e mais uma situação de “perda de frio” para o ambiente.

Conclusão

Como qualquer projeto de melhoria, para reduzir é preciso investir. Alguns investimentos devem ser feitos em modernização e troca de tecnologia, porém outros em treinamento e conscientização das pessoas envolvidas no uso da energia.

De forma geral, as dicas apresentadas são relativamente simples e fáceis de aplicar e podem trazer significativas reduções no consumo de energia elétrica.

Tem interesse em buscar oportunidades de redução de consumo em sua indústria? Ou precisa de orientação de como seguir com um projeto? Entre em contato conosco, que podemos te ajudar.

E como sempre, comentários, dúvidas são bem-vindos. Deixem seus comentários ou entre em contato: contato@togawaengenharia.com.br.

About Victor Togawa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *