O que é um Projeto?
Projeto é um esforço temporário destinado a produzir um produto, serviço ou resultado exclusivo. Tem por objetivo atingir um resultado claro e definido, dentro de parâmetros pré-determinados de recursos, tempo, custo e qualidade.
Considerando que o resultado de um projeto é único e seu processo é incerto, talvez uma melhor definição para esse conjunto de esforços seja “empreendimento”, no mesmo sentido de empreendedorismo.
Portanto, as principais características de um projeto são:
1. Temporário
Todo projeto tem um início e um fim. O término do projeto é alcançado quando a) seus objetivos são concluídos, b) quando não for mais possível atingir os objetivos ou c) quando não for mais necessário.
O fato de ser temporário não significa que deve ser necessariamente de curto prazo e tão pouco que o resultado atingido seja temporário. Normalmente um projeto é realizado para criar um resultado duradouro.
2. Único
O produto, serviço ou resultado trazido pelo projeto é, de algum modo, diferente de todos os outros produtos, serviços e resultados similares.
Ainda que os objetivos, recursos e elementos possam ser similares entre projetos, essas similaridades não elimina a singularidade fundamental do trabalho do projeto. Um exemplo citado no PMBOK (a “bíblia” do gerenciamento de projetos) é a construção de um prédio. Mesmo que se tenha o mesmo escopo, mesmos materiais e mesma equipe, os prédios continuam sendo diferentes, seja pela localização, pelo período de lançamento ou pela experiência adquirida pela equipe.
3. Elaborado progressivamente
Tendo o projeto um resultado único e exclusivo, incertezas surgirão. Por essa razão, este deve ser planejado com mais cuidado que uma atividade rotineira, com melhores resultados quando executados em etapas.
4. Feito por pessoas
Todo projeto é executado por uma equipe de pessoas com o objetivo de atingir um resultado em particular. Essas pessoas podem ou não trabalharem juntas, serem da mesma companhia ou do mesmo País.
Ou seja, uma equipe de projetos é uma unidade organizacional, de diferentes áreas e que podem ter trabalhado juntas ou não. É importante destacar que sem pessoas nenhum projeto acontece, seja no planejamento, na execução e mesmo no fator motivador (demanda).
5. Possui restrições
Assim como a restrição temporal, um projeto possui também restrição de recursos, seja capital, humano ou de escopo.
Por que surgem os projetos?
Os projetos normalmente surgem para atingir um objetivo, seja do planejamento estratégico de uma organização ou de um planejamento pessoal.
Os principais fatores motivadores são:
Organizacional:
- Materialização de uma estratégia
- Demanda de mercado
- Oportunidade
- Solicitação de cliente
- Avanço tecnológico
- Requisito legal
Pessoal:
- Desejo
- Materialização de um objetivo pessoal
- Oportunidade
- Necessidade
Conclusão
Resumindo, são os projetos que viabilizam o alcance dos objetivos de uma empresa ou de um indivíduo. Principalmente em um ambiente de negócios, que é altamente competitivo, as organizações que pretendem se destacar em meio à concorrência devem criar, inovar, inventar e desenvolver. Esses esforços são os projetos. Devem, portanto, contar um gerenciamento adequado.
Em breve falaremos sobre o gerenciamento de projetos e suas ferramentas.
Dúvidas, sugestões, contribuições, deixe um comentário abaixo ou nos envie um e-mail: contato@togawaengenharia.com.br.
Fontes:
- ProjectBuilder
- FM2S
- PMI Brasil
- PMBOK