Potencial Solar no Brasil

As constantes preocupações ambientais relacionadas ao uso de fontes de energia não renováveis, a abundância de incidência solar e o desenvolvimento e barateamento de tecnologias relacionadas têm impulsionado a utilização do Sol como fonte para geração elétrica e o aumento da sua participação na matriz energética.

O Brasil, por ser um país localizado na sua maior parte na região intertropical, apresenta enorme potencial de energia solar ao longo de todo o ano. Esse potencial se tornou ainda mais relevante em 2012, quando a Resolução 482 da ANEEL passou a permitir que qualquer pessoa gere sua própria energia e receba descontos em sua conta de luz, inclusive através da instalação de sistemas fotovoltaicos em seus telhados e áreas disponíveis.

Em nível de comparação, as regiões com menores índices de irradiância solar no Brasil são aproximadamente 25% maiores que as regiões com melhores índices na Alemanha (1.650 kWh/m²*ano contra 1.300 kWh/m²*ano).

Segundo a ABSOLAR, recentemente (08/2017) o Brasil atingiu a marca de 100MW instalado em sistemas de micro e minigeração distribuída, sendo 80% de instalações residenciais. Considerando também as usinas solares, são aproximadamente 235MW instalados, com expectativa de atingir a marca de 1.000MW até o fim do ano.

Instalação de micro e minigeração distribuída, regulamentada pela Resolução 482 da ANEEL, permite maior disponibilidade de energia na rede, diminuição da dependência dos recursos hídricos e termoelétricas e redução da conta de luz de quase 100% (quase, pois ainda há a taxa de disponibilidade cobrada pela distribuidora) para o gerador.

E você, já possui seu sistema fotovoltaico instalado? Compartilhe conosco sua experiência.

Se ainda não possui e está interessado em gerar sua própria energia, reduzir gastos com eletricidade e contribuir com o meio ambiente, entre em contato, que teremos prazer em ajudar. Nosso e-mail é contato@togawaengenharia.com.br.

Até a próxima,
Victor

Referências:

About Victor Togawa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *