Energias Renováveis

Atualmente contamos com diversas fontes de energia disponível no planeta as quais podemos classificar como Renováveis e Não Renováveis.

Energia Não Renovável é a energia obtida de uma fonte limitada, incapaz de se “repor” dentro do período de vida de um humano, como por exemplo, o petróleo. Por apresentar o ciclo de reposição extremamente longo, considera-se como acréscimo o carbono emitido por essas fontes. Por essa razão, as emissões da geração de energia advinda de fontes não renováveis são consideradas um dos principais responsáveis pela intensificação do efeito estufa e suas consequências.

Apenas uma nota “editorial”, por assim dizer (!), a queima de petróleo é um dos principais responsáveis pela intensificação do efeito estufa e do aquecimento global, mas não é líder sozinho. Há outras fontes e responsáveis, mas sobre isso trataremos em um tema específico sobre efeito estufa.

Por sua participação no aquecimento global e reconhecendo que as mudanças climáticas representam uma ameaça urgente, potencial e global a toda a humanidade, recentemente tem-se dado bastante atenção às chamadas Energias Renováveis, como estratégia para redução de emissão dos gases de efeito estufa.

Energia Renovável é a energia gerada por fontes reabastecidas naturalmente ou que se renovam em ciclos relativamente curtos.

As principais vantagens dessa fonte energética são:

1. Teoricamente inesgotáveis. Característica que resolve o problema do “fim do petróleo”.

2. A operação de geração/conversão de energia não resulta na emissão de gases de efeito estufa.

As principais fontes de energia renovável são:

  • Energia solar
  • Energia eólica
  • Energia hídrica
  • Energia maremotriz
  • Energia geotérmica
  • Biomassa
  • Biocombustíveis (etanol, biodiesel, biogás)

Em breve falaremos um pouco mais sobre cada uma das fontes de energia renovável e sobre o efeito estufa.

Dúvidas, comentários, completos, são sempre bem vindos. Deixe um comentário abaixo ou entre em contato: contato@togawaengenharia.com.br.

Fontes:

About Victor Togawa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *