Empreender não é tarefa fácil e pode exigir que o empreendedor ou empreendedora se desdobre em diversas funções. E é sobre essa variedade de atividades no empreendedorismo que vamos falar hoje.
O que vou apresentar é com base na minha experiência, com o que tive e ainda tenho que fazer. Pois minha empresa ainda está na fase do HEROI, no qual é o empreendedor que veste a armadura e executa a operação.
Ou seja, até ter recursos, sou eu mesmo que tenho que fazer.
Se preferir em vídeo, confira AQUI em nosso canal no Youtube.
Isso não quer dizer que é o certo ou que é a melhor forma. Estou apenas compartilhando o jeito que faço.
Separei uma lista por área e algumas atividades.
TI
- Atividade: contratar domínio, criar e-mail, criar um site.
Provavelmente no começo você não vai ter um suporte de TI para te ajudar com as dificuldades da tecnologia. Por isso, vocês mesmo terá que contratar um domínio e um servidor e configurar o seu e-mail.
No meu caso, contratei o Hostgator, que utilizo até hoje. Com o servidor, criei o primeiro site e o blog utilizando o WordPress. Posteriormente contratei uma empresa para melhorar o site. Mas a atualização de conteúdo, tanto do site quanto do blog sou eu ainda que faço.
Com as soluções da Hostgator, é bem fácil de fazer as configurações de e-mail, criar um blog, e o atendimento para dúvidas é muito bom também. Eu tenho o plano M, mas para quem for começar, o Plano P atende perfeitamente.
Aproveita que estão com uma campanha de 45% de desconto. https://www.hostgator.com.br/30585-77-3-32.html
Mais recentemente, criei a loja virtual também.
Comercial
- Atividade: Buscar novos negócios – VENDER
Paralelamente às atividades de TI, deve-se iniciar a busca por vendas. Começar a selecionar empresas, fazer contatos, tentar prospecção, agendar e realizar visitas. Havendo demanda, elaborar propostas técnica-comerciais e negociar preços e prazos.
No meu caso, comecei fazendo contato com pessoas que já conhecia. Depois buscava empresas por região para tentar contato e agendar visitas. Hoje já faço diferente, mas é assunto para outro momento.
Marketing
- Atividade: Divulgar sua empresa, posicionar sua marca.
Também paralelo à busca de negócios ativamente, deve-se também buscar formas de expor empresa, apresentar os serviços e produtos e trazer oportunidades de forma passiva.
No meu caso, foquei em Marketing Digital. Então tento manter a presença digital nas redes sociais, atualizar o blog, criar conteúdo, elaborar e disparar e-mail marketing.
Não há necessidade de empreender na área, transforma em um negócio, mas é importante manter uma presença no meio digital.
Além disso tem também os vídeos, que eu mesmo monto o roteiro, gravo, crio as imagens e edito.
Financeiro
- Atividade: Realizar o planejamento financeiro.
Importantíssimo!!! Organizar a vida financeira da sua empresa, balanceando gastos, investimentos e ganhos.
Deve ser feito desde o começo da empresa e até antes, quando decide começar a empreender.
É aqui que fica mais claro o quanto pode ou não gastar, com contratação de outras pessoas, gastos com marketing, custo operacional, compra de instrumentos e ferramentas.
Esse é o primeiro passo para um planejamento estratégico da sua empresa.
Eu mesmo pequei bastante no começo, mas hoje tenho uma forma mais estruturada para tomada de decisão. Pretendo falar mais sobre isso em outro momento.
Logística
- Atividade: Buscar parcerias com prestadores de serviços e fabricantes, gerir entregas e movimentação de cargas
Provavelmente uma área que não deca se preocupar logo no começo, mas é importante quando começa a desenvolver soluções mais complexas e completas que envolva parceria com outros prestadores de serviço e/ou venda de produtos.
Nesse caso, entram atividades como coleta e entrega, armazenagem, embalagem, emissão de NF e gestão de boletos.
Técnico
- Atividade: Elaborar soluções, aprimorar conhecimento.
Essa é a área que representa seu produto ou serviço que vende. Portanto é essencial conhecer seu produto e seu serviço, entender as demandas do cliente e conseguir oferecer as melhores soluções.
Conclusão
No geral, quem opta por abrir uma empresa sozinho, deve estar preparado para sair frequentemente da zona de conforto, arregaçar as mangas e fazer acontecer.
Mas cuidado para não abraçar tudo sempre. Conforme sua empresa cresce, as demandas aumentam e ficam mais complexas, deve-se avaliar contratar pessoas especializadas nas áreas de interesse. Ou seja, aprender a dividir as funções para focar no seu papel na empresa, seja comercial, técnico ou financeiro.
Bom, é isso pessoal. A ideia foi apresentar os algumas atividades que novos empreendedores provavelmente terão que enfrentar.
Apesar das dificuldades, recomendo fortemente empreender, fornecendo produtos e serviços com os quais se familiarize.
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Até a próxima.