Eficiência Energética em Sistemas de Vapor 2: Vazamentos

Continuando na nossa série de dicas de eficiência energética em sistemas de vapor, ainda com foco na redução da demanda pela eliminação de desperdícios, nossa segunda dica é: ELIMINAR VAZAMENTOS.

 

Dica 2: Vazamentos

Ao longo da operação da linha, é normal que alguns elementos de vedação, conexões e válvulas se desgastem, o que pode causar o vazamento de vapor da linha para o ambiente. E por menores que sejam esses vazamentos, podem ocasionar perdas significativas de vapor, principalmente se em grande número.

Uma simples referência, um furo de 1,5 mm de diâmetro em uma linha de vapor a 7 barg permite o vazamento de quase 6.000 kg de vapor por mês. Um único furo.

(fonte: Alfa Laval)

 

Embora os prejuízos possam ser elevados, na maioria dos casos o reparo do vazamento é simples e pouco custoso. Ações como substituir juntas de vedação, apertar flanges e realizar manutenção/substituição de válvulas com vazamento, poderiam eliminar grande parte dos vazamentos da linha de vapor.

Ao eliminar os vazamentos, diminui-se a demanda de geração de vapor e, consequentemente, o consumo de combustível. Mais uma vez, note que estamos trabalhando para eliminar desperdícios, sem alterar o consumo efetivo do processo.

Outro benefício é a redução do nível de ruído no local do vazamento. Vapor vazando é extremamente barulhento.

Veja também: Purgadores de Vapor

Como sempre, qualquer dúvida, comentários ou sugestões, deixe o seu comentário abaixo ou entre em contato: contato@togawaengenharia.com.br.

About Victor Togawa

2 thoughts on “Eficiência Energética em Sistemas de Vapor 2: Vazamentos

  1. Procuro uma técnica e procedimento para elminar vazamentos ( principalmente vapor) linhas de fluidos sem parar a geracao.
    Há uma grande demanda dessa necessidade nas industrias

    1. Boa tarde Jonas,
      Há algumas opções no mercado, que utiliza um tipo de resina para vedar o vazamento. Mas é um método paliativo. Não gosto de recomendar, pois certamente será a solução paliativa/permanente/até quebrar.

      O ideal é parar e isolar a linha para reparo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *