Causa de Acidentes com Caldeiras: Combustão

Acidentes com caldeiras são sempre muito impactantes, seja pela destruição causada ou pelas vidas envolvidas. E uma das principais causas é falha no sistema de combustão.

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A combustão é a fonte de calor mais comum para geração de vapor. Dependendo do tipo de combustível utilizado (sólido, líquido ou gasoso), os componentes de controle e segurança do sistema de combustão diferem.

Falando especificamente da queima de combustível líquido ou gasoso, um dos maiores riscos do sistema de combustão é a ausência de chama e constante injeção de combustível. Normalmente esse tipo de falha ocorre na seguinte dinâmica:

  • Sistema tentar partir: injeta combustível e acende o piloto.
  • Falha no acendimento
  • Repetição do processo de partida até o acendimento.

O problema dessa situação é o grande acúmulo de combustível na câmara de combustão que, quando finalmente funciona a ignição, libera uma quantidade gigantesca de energia que pode causar danos graves à estrutura do equipamento, consequentemente às pessoas e instalações ao redor.

Como Evitar Acidentes com Caldeiras

Visando minimizar os riscos desse tipo de acidente, a NR 13, no item 13.4.4.7.2 exige que caldeiras categoria B disponham de SGC (Sistema de Gerenciamento de Combustão), prevendo as seguintes funções de segurança:

  • Sequenciamento de purga e acendimento
  • Teste de estanqueidade das válvulas de bloqueio
  • Proteção de pressão alta e baixa de combustível
  • Proteção de falha de chama
  • Entre outras

Essas funções visam essencialmente evitar que combustível seja injetado quando não necessário, em quantidade diferente da necessária e o seu acúmulo na câmara de combustão.

Recomendações

Resumindo, recomenda-se os seguintes pontos:

  • Antes de iniciar o processo de partida e após cessar a combustão, o ventilador deve operar para executar o que se chama de purga. O tempo de operação do ventilado depende da curva do ventilador e do volume da câmara de combustão. Essa ação evita o acúmulo de combustível no interior da caldeira.
  • Invista em equipamentos com sistema de combustão que atenda aos requisitos da NR13 (SGC) e da ABT NBR 12.313, com sequência definida de partida e parada, processos de pré e pós purga e garantia de estanqueidade das válvulas de bloqueio.
  • Utilize sensor de chama (UV) com sistema de auto verificação para garantir a não ocorrência de falso ok.
  • Em caldeiras de combustível líquido, evite tentativas sucessivas de partida.
  • Mantenha os pressostatos de combustível calibrados e garanta seu intertravamento com o sistema de combustão.
  • Verifique semanalmente por vazamentos de combustível.
  • Teste diariamente os intertravamentos do sensor de chama e dos pressostatos.

Conclusão

Excesso de combustível e sistema de combustão desregulado são condições perigosíssimas para operação da caldeira. Porém com equipamentos certos, confiáveis e uma rotina de manutenção bem estabelecida, é possível garantir a operação segura dos equipamentos.

Nós da Togawa Engenharia trabalhamos e indicamos as caldeiras Miura, principalmente no quesito segurança.

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E como está sua caldeira? Dispõe de todos os elementos de controle e segurança do sistema de combustão?

E como sempre, comentários, dúvidas são bem-vindos. Deixem seus comentários ou entre em contato: contato@togawaengenharia.com.br.

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