Válvulas Industriais – Válvulas de Retenção

Em mais um post de nossa série sobre válvulas industriais, dessa vez falaremos sobre válvulas de retenção.


Se preferir, temos um vídeo sobre o assunto no nosso canal no Youtube, confira.


Veja também:

Válvulas de Retenção

Válvulas de retenção são válvulas que permitem passagem de fluido em um único sentido, fechando automaticamente por diferença de pressão, exercida pelo fluido em consequência do próprio escoamento.

Ou seja, se houver tendência de inversão de sentido de fluxo no escoamento, a válvula de retenção fecha e bloqueia o fluxo. Por isso, podem ser classificadas com válvulas de operação automática.

Válvulas de retenção são empregadas em qualquer aplicação que não deve ocorrer fluxo do fluido em sentido contrário ao escoamento padrão. Abaixo listamos algumas situações típicas de aplicação:

  • Recalque de bombas, para evitar o retorno de fluxo em parada de operação do equipamento;
  • Sucção de bombas, quando o ponto de sucção é geometricamente inferior ao nível da sucção, como em poços por exemplo – para isso, são utilizadas as denominadas “válvulas de pé”;
  • Saída de vapor de caldeiras, principalmente para evitar retorno de vapor e pressurização do equipamentos quando fora de operação (seja desligado ou em standby).

Tipos de Válvulas de Retenção

Há vários tipos de válvulas de retenção. As mais utilizadas são:

  • Retenção tipo Disco: consiste em uma montagem com um ou dois discos, pressionado contra o fluxo por uma mola. Quando há pressão suficiente antes da retenção, essa abre e deixa passar o fluxo. Dependendo da pressão da mola (ou melhor, da constante elástica k), é possível instala-la tanto na horizontal, quanto na vertical.
  • Retenção de Portinhola: é uma válvula no qual o fechamento é feito por uma portinhola articulada que assenta sobre a sede. Dada sua construção, deve ser instalada apenas na horizontal.
  • Retenção por Esfera: consiste no fechamento por uma esfera, que assenta sobre a sede. Uma aplicação comum é para descarga de máquina de lavar roupa!!! No entanto prefiro lembrar de uma de suas variações: o visor retentor, construído com um visor, normalmente de vidro, que permite a visualização de fluxo, tanto pelo fluido em si quanto pelo movimento da esfera.

Conexões

A conexão de válvulas de retenção mais comuns são:

  • Instalação entre flanges
  • Flangeado
  • Roscado

As imagens acima também ilustram esses tipos de conexão, na ordem apresentada.

Conclusão

Válvulas de retenção são elementos essenciais em qualquer instalação industrial e transporte de fluidos. Porém, se não forem corretamente selecionadas e, principalmente, instaladas, podem trazer sérios problemas de operação e manutenção.


Espero ter ajudado com alguma informação. Qualquer dúvida, informação adicional ou comentários, entre em contato: contato@togawaengenharia.com.br.

Você sabia que nós da Togawa Engenharia também fornecemos uma variedade de acessórios industriais, tais como válvulas, purgadores e conexões? Conheça nossa loja virtual aqui.

Acompanhe a gente também em nossas redes sociais:

About Victor Togawa

2 thoughts on “Válvulas Industriais – Válvulas de Retenção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *