Cogeração de Energia

No que se trata de redução de custos com energia, uma opção que não pode ser deixada de lado é a Cogeração de Energia.

Conceitualmente, cogeração é a geração de duas ou mais formas de energia (tipicamente mecânica ou elétrica e calor) a partir de uma única fonte primária (combustível). Entre as aplicações mais comuns podemos citar um gerador à combustão interna para geração de energia e calor dos gases de exaustão para geração de vapor ou água gelada.

Nesse exemplo, o gerador utiliza um combustível, como gás natural, que, no processo de combustão, libera calor e expande, gerando trabalho, que movimenta um eixo acoplado a um gerador de energia elétrica. Os gases produtos da combustão são eliminados pela exaustão. Porém, antes de serem descartados na atmosfera, passam por uma caldeira de recuperação ou um chiller de absorção para geração de vapor ou água gelada, respectivamente.

fonte: Comgas

A combinação de geração de calor ao sistema de geração de energia elétrica permite o melhor aproveitamento da energia contida no combustível, em quase 30% (eficiência do sistema de geração elétrica ~65%  à geração elétrica + geração de vapor ~85%).

Estrategicamente para uma empresa, além da melhor utilização dos recursos naturais, pode-se citar os seguintes benefícios:

  • Gestão própria da geração de energia.
  • Disponibilidade complementar à rede de distribuição.
  • Redução da demanda elétrica, no caso de cogeração de água gelada.
  • Redução da demanda no horário de ponta.

Aplicações de cogeração são mais comuns em usina de álcool e açúcar, pois o combustível utilizado (biomassa) é subproduto de sua produção, anteriormente descartado como lixo. No entanto, a cogeração vem se espalhando também em empresas de outros segmentos, principalmente em função do custo da energia elétrica e de limitações de distribuição.

Destaca-se que no primeiro caso, as usinas são capazes de se auto sustentar e comercializar o excedente. Já no segundo, normalmente as indústrias apenas geram para o seu consumo ou complemento, sem comercializar.

Dentro de sua indústria, há exemplos de aplicação de cogeração?

Como sempre, dúvidas, comentários, dicas são sempre bem-vindos. Deixe seu comentário abaixo ou entre em contato: contato@togawaengenharia.com.br.

Crédito das imagens: Comgás

About Victor Togawa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *