Com certeza o assunto mais importante que deve ser tratado na indústria é a segurança, com o principal objetivo de garantir a saúde, a integridade e o bem-estar das pessoas envolvidas.
Há diversas formas de minimizar os riscos durante as operações em indústrias, comércios e demais estabelecimentos, tais como organização, padronização de atividades, orientação, supervisão e capacitação das pessoas e adequação técnica de equipamentos. E é sobre essa última forma que falaremos hoje.
A adequação técnica de equipamentos entendemos como um conjunto de ações de projeto, processo, operação e manutenção que visam eliminar ou minimizar o risco envolvido no trabalho com determinado equipamento.
Aqui no Brasil, a principal norma (com força de lei) que trata do assunto é a NR-12.
O QUE É A NR-12
A NR-12 é uma norma que estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, nas fases de projeto e utilização de máquinas e equipamentos. Define também referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para resguardar a saúde e a integridade físicas das pessoas.
A norma define requisitos de:
- projeto do equipamento: sistemas de segurança, dispositivos de partida/parada e componentes elétricos;
- Instalação do equipamento e conexões: orientação de espaço livre, demarcação e proteção;
- Manutenção e inspeção: orientações de responsabilidades e procedimentos;
- Operação: necessidade de manuais e capacitação.
Entre outros pontos.
O QUE FAZER
Visando a segurança das pessoas, minha recomendação seria realizar vistorias anuais para cada equipamento para atestar sua conformidade quanto à NR12.
Essa é a oportunidade de identificar pontos não conformes e potenciais melhorias para cada equipamento.
QUAIS OS BENEFÍCIOS
Possuir equipamentos adequados à NR-12 reduz drasticamente o risco de acidentes durante a operação. Isso por si só já é motivo suficiente.
Adicionalmente, ter tudo documentado e processos bem definidos, ajuda a minimizar problemas com pessoas mal-intencionadas.
Há também a questão da fiscalização do Ministério do Trabalho, que podem até interditar a operação.
COMO ADEQUAR À NR-12
O primeiro passo é mapear e identificar todas as suas máquinas e equipamentos. Em seguida, realizar uma vistoria de conformidade à NR12 de cada um desses equipamentos.
A partir dos pontos de melhoria levantados, elaborar um Plano de Ação para adequação, partindo das ações mais críticas.
Para esse processo, nós da Togawa Engenharia podemos te auxiliar, com a vistoria dos equipamentos, elaboração das ações, definição de prioridades e no laudo de conformidade.
Conheça mais os nossos serviços aqui.
Veja também:
Acompanhe a gente também em nossas redes sociais: Um abraço e até a próxima.